quarta-feira, 8 de junho de 2011

Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DA TECNOLOGIA
RESENHA

Este capítulo do livro de Masetto relata sobre o uso da tecnologia no processo de aprendizagem. Hoje em dia muito discute-se sobre a melhor metodologia a ser utilizada em sala de aula: tradicional, construtivista, um mix das duas e como a tecnologia influencia na rotina das aulas. O que se sabe é que as novas tecnologias até um tempo atrás não eram bem aceitas em sala de aula.
Masetto relata que a desvalorização da tecnologia na educação tem haver com experiências vividas nas décadas de 50 e 60, quando se procurou impor o uso das tecnologias nas escolas, baseadas em teorias comportamentalistas, que impunham excessivo rigor e tecnicismo para se construir um plano de ensino. Isso provocou inúmeras críticas dos educadores da época e uma rejeição geral ao uso das tecnologias na educação.
É impossível tratar de tecnologia e educação sem abordar a aprendizagem. Hoje é inevitável o contato com esse novo mundo, a tecnologia pode e deve ser utilizada como instrumento para facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Os professores têm essa nova metodologia à sua disposição, o mundo está cada vez mais moderno, globalizado e isso pode ser usado a favor de uma melhor aprendizagem. Claro que a tecnologia não irá resolver o triste problema da educação no Brasil, mas poderá contribuir para o desenvolvimento educacional dos nossos estudantes.
Para a aceitação deste novo recurso, o professor deve assumir uma nova atitude, ele poderá continuar exercendo sua função de orientador, de facilitador, porém terá um novo recurso para colaborar com isso. É necessário ter segurança e passar essa segurança aos discentes, confiar no aluno, acreditar na sua capacidade, deve-se aprender junto com os alunos.
Masetto também propõe que a ênfase no processo de aprendizagem exige que se trabalhe com técnicas que incentivem a participação dos alunos, a interação entre eles, a pesquisa, o debate, o diálogo,que promovam o desenvolvimento de atitudes, valores, abertura ao novo, criticidade, educação permanente, sensibilidade às necessidades da comunidade na qual o aprendiz está inserido, a busca de soluções para a melhoria da realidade.
É relevante o fato que a tecnologia é relativa, ou seja, ela só terá importância se for adequada para facilitar o alcance de uma aprendizagem significativa, que seja eficiente para o aluno. É uma técnica criadora de ambientes que favorecem a aprendizagem individual ou grupal.
Para Masetto as novas tecnologias em educação são a informática, o computador, a internet, os chats, os correios eletrônicos, etc. Elas cooperam para desenvolvimento da educação em sua forma presencial, uma vez que podem ser usadas para dinamizar as aulas, tornando-as interessantes e mais vinculadas com a nova realidade. É importante ressaltar que isso requer um planejamento detalhado, onde as várias técnicas se integrem de modo a colaborar para que as atividades sejam bem realizadas e a aprendizagem aconteça.
Ao se refletir sobre a tecnologia e a mediação pedagógica deve-se compreender a presença e a influência que a tecnologia tem hoje na sociedade contemporânea e na educação e também a necessidade da utilização dessa tecnologia para a eficiência e a eficácia no processo educacional.
Então podemos chegar a conclusão de que as riquezas desses recursos nem de longe deverão substituir a presença e a ação do professor com os alunos. Essas nova técnicas deverão, sim, colaborar para ações conjuntas de professor e alunos em busca da aprendizagem. 

REFERÊNCIAS:
MASETTO, Marcos T.; MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.

Marcos Masetto

Livro do qual foi feita a resenha


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